Apresentação

Apresentação

INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM TOXINAS baseia-se em estudos sobre as ações quantitativas e qualitativas de toxinas, de bio-prospecção, de imunidade e resistência inata ou adquirida, de processos de envenenamento e respostas terapêuticas.
Visa consolidar e ampliar grupos de competências científica/docente reconhecidas, somando ao apoio recebido o que os grupos têm desenvolvido, abrangendo o imprescindível comprometimento sócio-educativo, o eventual desenvolvimento de produtos e processos, contemplando a inovação.

Dentre as ações inclui-se a estruturação de um núcleo em área estratégica para o conhecimento científico em disciplinas básicas [Bioquímica, Fisiopatologia, Imunologia], e modelos originais para a educação e a área de comunicação em ciências.

O mote de que não existe ciência aplicada, mas aplicação da ciência [Louis Pasteur] ou de que não existe aplicação da ciência se não há ciência para aplicar-se [Bernardo Houssay] é o referencial desse INCT.

Assim, os princípios centrais fundamentam-se na convivência, única saída contra a fragmentação do conhecimento, e na geração de um núcleo em área estratégica em disciplinas básicas, e desenvolvimento de imunobiológicos e biofármacos no Brasil. Haverá, sem dúvidas, a possibilidade de racionalizar a utilização ou criar novas estruturas para que, a partir dos projetos apresentados nos Sub-Programas pelas equipes comprometidas com esse ideário, instituam-se ações multiplicadoras de execução de trabalhos coordenados e formação de recursos humanos.

Esse INCT EM TOXINAS conta com o apoio vital do CNPq e FAPESP..

Deixe uma mensagem